Pilates
Não tem contraindicações absolutas, pode ser realizado por qualquer pessoa e em qualquer idade, mesmo durante a gestação. Contudo, os exercícios realizados devem ser adaptados às condições de cada um, e o aumento da dificuldade deve respeitar as características e habilidades individuais.
Os exercícios envolvem contrações isotônicas (concêntricas e excêntricas) e, principalmente, isométricas, com ênfase no centro de força. Este centro de força é composto pelos músculos abdominais, glúteos e paravertebrais lombares, que são responsáveis pela estabilização estática e dinâmica do corpo, para que haja uma fixação proximal e consequentemente o movimento distal seja forte e eficiente.
A respiração é fundamental, onde a expiração é associada à contração do diafragma, do transverso abdominal, do multífido e dos músculos do assoalho pélvico.
O treino segundo este método tem como objetivo melhorar a flexibilidade geral do corpo, fortalecer o "centro de força" e melhorar a postura e coordenação da respiração com os movimentos realizados.
A sua prática tem também evidenciado outros benefícios físicos e mentais como prevenção e tratamento de dores lombares, melhoria da postura e consciencialização corporal, diminuição perímetro abdominal e tonificação muscular, diminuição do stresse, alívio de tensão e aumento da concentração.
Corpo Clínico

Sara Ferreira
Fisioterapeuta
Licenciatura em Fisioterapia pela ESS
Formação em Pilates Clínico pela APPI
Formação Em Mesoterapia Homeopática
Foprmação em Acupuntura para Fisioterapeutas